quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um foco familiar



No princípio, quando Deus fez o homem, Adão estava sozinho. Diferentes de todos os animais que tinham companheiros, o homem estava sem uma companheira idônea. Foi o Criador que disse, “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). Esta declaração afirma o fato de que o homem, sendo um criatura social, precisa de uma companheira – ele precisa de relacionamentos. E, por este motivo, Deus criou a família. Ele criou a mulher para que o homem e sua esposa, no casamento, pudessem ser uma família – uma família que podia se expandir e crescer com o acréscimo de filhos.
Agora quero que observe que Deus não criou um “amiguinho” para o homem “passar o tempo” com ele; ele não colocou Adão com um grupo de amigos que na verdade não tinham nenhum parentesco com ele. Deus colocou o homem num relacionamento mais íntimo – um com uma mulher que podia ser osso dos seus ossos e carne da sua carne (Gênesis 2:23)! Ele colocou o homem num relacionamento familiar! Isso deixa claro que, na visão de Deus, a unidade mais fundamental de todos os relacionamentos humanos é a “família”. A família é crucial para a saúde e para o bem estar! O fato é que as pessoas que, infelizmente, não têm família estão perdendo algo de importância vital.
Isso pode facilmente ser um dos motivos que Deus organizou a igreja para ser como uma família – não só porque é um ótimo padrão para relacionamentos espirituais – mas também porque a igreja pode suprir a necessidade de ter uma família para aqueles cristãos que infelizmente não têm mais uma família.
O que estou tentando nos fazer enxergar é a prioridade da família! A família deve ser prioridade máxima sobre todos os relacionamentos humanos! Não, nossa família não vem antes de Deus! Mas nossa família vem antes de todos os outros relacionamentos humanos! A família é mais importante do que nosso relacionamento com os vizinhos, ou com nosso patrão ou até mesmo com amigos! A família, depois de Deus, tem que ter a prioridade máxima, e os cristãos que reconhecem isso terão foco familiar.
Infelizmente vivemos numa sociedade agitada cuja tendência é nos mandar em direções diferentes uns dos outros – longe da família. Cada indivíduo dentro das nossas famílias geralmente tem suas próprias atividades independentes que o levem para longe de casa. 
Freqüentemente, em vez de tentar achar coisas que nos unem como uma família, achamos coisas que nos separam. Fazemos viagens separados e gostamos de tipos diferentes de lazer. 
Cônjuges (principalmente os maridos) querem ficar longe de casa, e os filhos apenas querem passar tempo com os amigos. A maioria das famílias passam mais tempo separada do que junta. Nós nem queremos sentar juntos no culto.
Agora, acho que tudo isso, até certo ponto, pode não ser problema; mas quando se torna a regra, e não a exceção, tem que haver um problema. Os pais, por exemplo, têm uma responsabilidade grande de criar os filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Mas como isso pode ser feito quando nossos filhos sempre estão longe de nós, sendo influenciados por outros – freqüentemente pelo mundo? E deixe eu te falar, se seus filhos sente-se mais confortáveis estando longe de casa – se preferem passar tempo longe da família do que com a família – então alguma coisa está errada! E isso tem que mudar!
Precisamos descobrir o que está tão errado e corrigir essas falhas, para que possamos ter o tipo de família que Deus quer que tenhamos.

Se vamos construir famílias melhores, precisamos desenvolver um foco familiar mais forte! 
Precisamos ver a prioridade da família, nos focalizar em ser uma família e começar a viver como uma família. E se apenas fizermos isso, então, talvez começaremos a ter lares 
melhores.

O que você acha?




Por Rick Liggin



Fonte: Estudos da Bíblia 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011



Amor Saber

No refugio das palavras meu pensar,
Minha vontade,
Meu desejar,
Meus sonhos que asas batem,
Batem e voam pra lá,
Minhas certezas humanas esqueci,
E pelo caminho não lembrei de contar,
Meu tempo ao teu lado,
Este é tão bom quanto singular,
As coisas se repetem,
Saudades mais uma vez cá,
E se falam antes,
Antes, bem antes se vê mar,
Escutam segredos e vozes,
Vozes de quem ainda há de por aqui passar,
Mas e se eu dissesse que não há retorno,
Não há mais como voltar?
Talvez eu mesmo me surpreenderia,
Pois o amor do meu peito jamais cessará,
Fonte eterna minha força e sabedoria,
E não deixarei de minhas mãos escapar!








Por Deny Silva

segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Acordei De Um Sonho


Vivência vives distante,
Distância de mim amor,
Dor, quebra de aliança,
Alias, alma sem vigor.

Deslanche o lance Valência,
Vale a pena ver teus olhos a cor,
Impor sabes a tua vontade e avança,
Avante, antes a seu favor.

O que não sabe, abre,
Abrir para Descoberta,
Mas Discreta, do meu coração sem arte,
A parte desse ultimo mais aberta.

O ser invade alarde,
Alerta para a seta,
Certo que alvo acerta cedo ou tarde,
Aperta perto do peito a incerteza da meta.

Na consciência peso de erro,
Leigo por ainda não saber,
Mas assim mesmo viver sem esteio,
Alheio ao que há de haver. 

Paciência pesso pra te-lo,
Elo que espero entre nós ver,
E ter prazer ao sentir das flores o cheiro,
Leio teus olhos como se a versos ler.

Madrugada foge sono,
Esconde os vícios da noite,
Sem luz defronte, voltar ao mesmo ponto,
Pronto, mais um dia no alto desse monte.

Espada no pescoço se pondo,
Fim longo de sofrer aponte,
Ao longe estrondo,
Me escondo do frio e da morte.

Versos e regressos,
Ternos só pra você,
Dizer exageros e excessos,
Imensos e longos os dias sem você eu ter.

Não entenda inverso, lhe pesso,
Desperto para viver,
Fazer no instante novo vesso,
Expresso passa para eu a ti dizer.

Fim vindouro assim,
Por mim todo bem,
Alem da afirmativa do sim,
Olhos negros tom, o que neles há, o que tem?

Me fazes está no mais belo dos jardins,
Olho em meio à bruma que vem,
Teu grande amor vindo até mim,
Mas não é sonho, é real em fim.



Por Deny Silva

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TESTEMUNHO DA VIDA CRISTÃ (1ª parte)



TEXTO BÍBLICO: 1 PEDRO 2
I Erigindo uma vida cristã ( 1Pedro 2:1-5)

Nada se parece tanto como uma construção como a vida cristã. Pelo texto separado para este momento, vemos que o apóstolo Pedro tinha bem firmado a sua visão do que deveria ser a vida e o testemunho dos seguidores de cristo. Para erigir-se uma boa casa, precisa-se:
1)    Deixar alguma coisa abrindo mão daquele espaço. Limpar o terreno, abrir as valetas onde depois o alicerce vai ser cuidadosamente colocado. É preciso retirar do chão; as ervas daninhas para não trazerem dificuldades posteriormente. E o apóstolo identifica algumas delas: malícia, engano, fingimento inveja e toda maledicência. Como estas coisas podem prejudicar o servo de Deus que está pretendendo construir sua casa espiritual?

2)    Há necessidade de que o servo de Deus esteja motivado  a melhorar.Quando alguém pensa que está bem que sua conduta e seu relacionamento com Deus estão em ordem , pode vir a resvalar.

Nosso Deus merece sempre o melhor. Cada dia é um novo tijolo a ser colocado.

3)    A necessidade  de escolher bem o material que vai ser usado.Muitos edifícios tem caído por caído por causa de argamassa mal balanceada,ferros de segunda ou madeira verde.Há necessidade de escolher-se bem.O apóstolo diz que precisamos de uma alimentação racional, é preciso beber leite espiritual que dá   o crescimento necessário.É preciso cuidado com a marca.Há no comércio religioso  muitos tipos de leite..precisa ter a marca do céu:
4)    O alvo de nossa esperança6 Pois assim é dito na Escritura:“Eis que ponho em Sião uma pedra angular,escolhida e preciosa e aquele que nela confia jamais se envergonhado”a.7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem,“a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, 8 e,“pedra de tropeço e rocha que faz cair”c.Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados 9 Vocês, porém, são geração                               eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.  (I PEDRO 2:6-10)

A construção precisa , agora de uma grande ,forte que colocada que colocada  na esquina , vai marcar a direção do céu bem aprumada nas suas paredes .E o apóstolo diz: “ “Chegando –vos para Ele, pedra viva rejeitada por muitos, mas preciosa para nós que somos o povo de Deus”.Foi o próprio apóstolo Pedro quem disse Ele: 11 Este Jesus é “ ‘a pedra que vocês construtores,rejeitaram,e que se tornou a pedra angular’12 Não há salvação em nenhum outro,      pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo quaL devamos ser salvos”. ( ATOS 4: 11-12)  Isto foi dito foi dito em presença de sacerdotes, o capitão do templo e os Saduqueus , além do povo comum .E eles se doeram com esse discurso.

Alegra-me o coração, ainda mais ,porque o apóstolo diz que nós somos: “9 ... geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo...”(2 PEDRO 2:9)
Não existe maior depoimento que este sobre  a idoneidade dos cristãos.Pedro aquele que teve dificuldades para aceitar o gentio cristão no mesmo pé de igualdade do judeu, agora praticamente diz: Seguidores de Cristo não importa a época   sois geração eleita; não importa se tendes estudo teológico especial( sois sacerdotes reais) ;não importa se não sois Judeus( sois uma nação santa, porque pertenceis, também,aos filhos de Abraão pela fé em Jesus) Não importa se não sois descendentes de Isaque ou de Jacó( sois povo adquirido pela adoção  Senhor Deus, mediante a vossa aceitação de Jesus).
  

  POR : Manuel Ediberto