quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TESTEMUNHO DA VIDA CRISTÃ (1ª parte)



TEXTO BÍBLICO: 1 PEDRO 2
I Erigindo uma vida cristã ( 1Pedro 2:1-5)

Nada se parece tanto como uma construção como a vida cristã. Pelo texto separado para este momento, vemos que o apóstolo Pedro tinha bem firmado a sua visão do que deveria ser a vida e o testemunho dos seguidores de cristo. Para erigir-se uma boa casa, precisa-se:
1)    Deixar alguma coisa abrindo mão daquele espaço. Limpar o terreno, abrir as valetas onde depois o alicerce vai ser cuidadosamente colocado. É preciso retirar do chão; as ervas daninhas para não trazerem dificuldades posteriormente. E o apóstolo identifica algumas delas: malícia, engano, fingimento inveja e toda maledicência. Como estas coisas podem prejudicar o servo de Deus que está pretendendo construir sua casa espiritual?

2)    Há necessidade de que o servo de Deus esteja motivado  a melhorar.Quando alguém pensa que está bem que sua conduta e seu relacionamento com Deus estão em ordem , pode vir a resvalar.

Nosso Deus merece sempre o melhor. Cada dia é um novo tijolo a ser colocado.

3)    A necessidade  de escolher bem o material que vai ser usado.Muitos edifícios tem caído por caído por causa de argamassa mal balanceada,ferros de segunda ou madeira verde.Há necessidade de escolher-se bem.O apóstolo diz que precisamos de uma alimentação racional, é preciso beber leite espiritual que dá   o crescimento necessário.É preciso cuidado com a marca.Há no comércio religioso  muitos tipos de leite..precisa ter a marca do céu:
4)    O alvo de nossa esperança6 Pois assim é dito na Escritura:“Eis que ponho em Sião uma pedra angular,escolhida e preciosa e aquele que nela confia jamais se envergonhado”a.7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem,“a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, 8 e,“pedra de tropeço e rocha que faz cair”c.Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados 9 Vocês, porém, são geração                               eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.  (I PEDRO 2:6-10)

A construção precisa , agora de uma grande ,forte que colocada que colocada  na esquina , vai marcar a direção do céu bem aprumada nas suas paredes .E o apóstolo diz: “ “Chegando –vos para Ele, pedra viva rejeitada por muitos, mas preciosa para nós que somos o povo de Deus”.Foi o próprio apóstolo Pedro quem disse Ele: 11 Este Jesus é “ ‘a pedra que vocês construtores,rejeitaram,e que se tornou a pedra angular’12 Não há salvação em nenhum outro,      pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo quaL devamos ser salvos”. ( ATOS 4: 11-12)  Isto foi dito foi dito em presença de sacerdotes, o capitão do templo e os Saduqueus , além do povo comum .E eles se doeram com esse discurso.

Alegra-me o coração, ainda mais ,porque o apóstolo diz que nós somos: “9 ... geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo...”(2 PEDRO 2:9)
Não existe maior depoimento que este sobre  a idoneidade dos cristãos.Pedro aquele que teve dificuldades para aceitar o gentio cristão no mesmo pé de igualdade do judeu, agora praticamente diz: Seguidores de Cristo não importa a época   sois geração eleita; não importa se tendes estudo teológico especial( sois sacerdotes reais) ;não importa se não sois Judeus( sois uma nação santa, porque pertenceis, também,aos filhos de Abraão pela fé em Jesus) Não importa se não sois descendentes de Isaque ou de Jacó( sois povo adquirido pela adoção  Senhor Deus, mediante a vossa aceitação de Jesus).
  

  POR : Manuel Ediberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário