
Quando lemos os primeiros capítulos do livro de 1 Samuel, verificamos o quanto podemos aprender com este servo que foi dedicado a Deus muito antes do seu nascimento. Sua mãe Ana desejava muito ter um filho, pois era estéril. Nem mesmo todo o amor que Elcana, seu marido, dedicava a ela foi suficiente para acalmá-la. Seu desespero era tanto que foi chamada até de bêbada, quando estava orando, clamando ao Senhor pelo sacerdote Eli. No entanto, fez um voto a Deus e Ele ouviu suas preces.
1 Samuel 3:1 diz que Samuel servia ao Senhor mesmo sendo jovem. Quantos jovens têm o privilégio de servirem ao Senhor, mas os prazeres da mocidade os impedem? Samuel não tinha apoio constante de seus pais, pois sua família o visitava apenas uma vez por ano, quando subia à casa do Senhor para oferecer o sacrifício anual. Quantos de nós temos o apoio dos pais, amigos, marido, filhos e não damos o devido valor ao servir a Deus?
O Senhor usa quem se dispõe a servi-lo em santidade, em obediência (1 Sm 15:22-23) – um sacrifício, mesmo sendo correto, não é agradável a deus, nem aceito por ele quando o coração não é obediente. De nada adianta tentar oferecer a deus o melhor louvor, o melhor trabalho, se o seu coração não obedecer a ele nas pequenas coisas. Ex.: orar durante horas e continuar a não se importar com o próximo, não perdoá-lo, tampouco amá-lo (salmo 101:2-3)
Quando Deus chamou Samuel, ele atendeu e a sua Palavra o transformou; Deus o capacitou – pois ouve OBEDIÊNCIA.
Deus nos ama e quer o melhor para nós. Ele quer nos fazer vasos de honra, usados de maneira extraordinária em sua obra, mas Ele quer que o amemos de todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento e que não tenhamos outro Deus além Dele. Que sejamos servos fiéis a Deus como foi o profeta Samuel e que busquemos adorá-lo de todo o nosso coração e que estejamos prontos para ouvir a Sua voz e nos dispormos quantas vezes Ele nos chamar e nos enviar. Que Deus continue nos abençoando, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário