terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UM INSTRUMENTO USADO POR DEUS


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 


1 SAMUEL 3: 1-14

Quando lemos os primeiros capítulos do livro de 1 Samuel, verificamos o quanto podemos aprender com este servo que foi dedicado a Deus muito antes do seu nascimento. Sua mãe Ana desejava muito ter um filho, pois era estéril. Nem mesmo todo o amor que Elcana, seu marido, dedicava a ela foi suficiente para acalmá-la. Seu desespero era tanto que foi chamada até de bêbada, quando estava orando, clamando ao Senhor pelo sacerdote Eli. No entanto, fez um voto a Deus e Ele ouviu suas preces.
Samuel foi entregue ao sacerdote Eli para ser preparado para servir ao Senhor ainda muito pequeno. Deus o escolheu, DEUS NOS ESCOLHE, muito antes de nascermos e seus sonhos para nós são inimagináveis para nós (Jeremias 1:5 - Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações).
1 Samuel 3:1 diz que Samuel servia ao Senhor mesmo sendo jovem. Quantos jovens têm o privilégio de servirem ao Senhor, mas os prazeres da mocidade os impedem? Samuel não tinha apoio constante de seus pais, pois sua família o visitava apenas uma vez por ano, quando subia à casa do Senhor para oferecer o sacrifício anual. Quantos de nós temos o apoio dos pais, amigos, marido, filhos e não damos o devido valor ao servir a Deus?
Muitos até estão na casa de Deus, mas vivem como os filhos de Eli, Hofni e Finéias que tinham todo o privilégio de servir ao Senhor, mas pecavam diante do Senhor, cometendo atos pecaminosos e até induziam o povo de Deus a pecar (1 Sm 2:12-17). Você tem sido instrumento para honra ou desonra? O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NA CASA DE DEUS? Você está servindo a Ele ou a outros deuses (seu ego, status, farras, maledicência, etc.)?
O Senhor usa quem se dispõe a servi-lo em santidade, em obediência (1 Sm 15:22-23) – um sacrifício, mesmo sendo correto, não é agradável a deus, nem aceito por ele quando o coração não é obediente. De nada adianta tentar oferecer a deus o melhor louvor, o melhor trabalho, se o seu coração não obedecer a ele nas pequenas coisas. Ex.: orar durante horas e continuar a não se importar com o próximo, não perdoá-lo, tampouco amá-lo (salmo 101:2-3)
Samuel ouviu o Senhor chamando-o. Todas as vezes que Deus o chamou ele se levantou, mesmo pensando que era Eli. Aprendemos com ele a DISPOSIÇÃO. Deus quer servos que ouçam a Sua voz e que estejam inteiramente disponíveis para o Seu chama. Samuel entendia sua missão e buscava alcançá-la. Em 2 Timóteo 2:4-5, o apóstolo Paulo nos fala que todo soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou e nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. É preciso haver DEDICAÇÃO.


Quando Deus chamou Samuel, ele atendeu e a sua Palavra o transformou; Deus o capacitou – pois ouve OBEDIÊNCIA.
1 Samuel 3:19 nos fala que “Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra”. A lição para o jovem Samuel foi clara: ele aprendeu que só há futuro para quem anda nos caminhos do SENHOR Deus, obedecendo humildemente à sua Palavra, quem se coloca nas mãos de Deus para ser usado como instrumento em suas mãos. Quem rejeita a Palavra de Deus, assim como o sumo sacerdote Eli e seus dois filhos perversos, e também mais tarde, com o rei Saul, não tem futuro. Observem o seguinte, meus irmãos e jovens: a Palavra de Deus declara que o próprio SENHOR Deus matou Eli, seus dois filhos perversos e o permitiu que matassem o rebelde rei Saul (2:25; 1 Crônicas 10:13-14).

Deus nos ama e quer o melhor para nós. Ele quer nos fazer vasos de honra, usados de maneira extraordinária em sua obra, mas Ele quer que o amemos de todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento e que não tenhamos outro Deus além Dele. Que sejamos servos fiéis a Deus como foi o profeta Samuel e que busquemos adorá-lo de todo o nosso coração e que estejamos prontos para ouvir a Sua voz e nos dispormos quantas vezes Ele nos chamar e nos enviar. Que Deus continue nos abençoando, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!


Arlene Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário