quarta-feira, 16 de maio de 2012

SER AMÁVEL


SER AMÁVEL

 
Por: Psic. Elizabete Bifano

Se perguntássemos a todas as pessoas, certamente todas elas responderiam que querem se amadas.
No que tange o casamento, é tão bom sentir do cônjuge o carinho, receber um agrado ou um sorriso, ganhar um elogio ou um presente, ser abraçado, mimado, obter um favor. É tão gratificante ver que nosso cônjuge está empenhado em fazer nossa vontade, em cooperar conosco.

É tão agradável ouvir sua voz sempre suave e cordial e ter sempre um par de ouvidos pronto a nos ouvir. È tão lindo ver o quanto ele faz por nós e o quanto nos ama.
Sim, todos nós queremos ser amados, mas... quem quer e se dispõe a ser amável?
De acordo com o Dicionário Aurélio, amável é aquele "Digno de ser amado. Procura agradar, delicado, atencioso. De trato ameno (afável, aprazível, suave), agradável, simples, sincero, franco. Em que há amabilidade".

A Sulamita, em Cantares 1.16 refere-se assim ao seu amado: Eis que és formoso, ó amado meu, como és amável também..." .
Tenho ouvido o relato de muitas esposas e esposos e, seguramente, posso afirmar que seus cônjuges não são nada amáveis. Homens grosseiros, frios, distantes, irascíveis, pessimistas, mal educados, egoístas. Mulheres mal-humoradas, hostis, insatisfeitas, deprimidas, críticas, desagradáveis, infantis.
Se queremos ser amados, temos o dever de sermos amáveis. Sim, porque é impossível amar totalmente uma pessoa que não é amável.

Na prática do dia-a-dia, podemos dizer que um esposo amável é aquele que trata sua esposa com delicadeza e gentileza. É aquele que não envergonha sua esposa na frente dos outros, que procura ajuda-la em suas tarefas domésticas e que sabe ouvir quando ela quer lhe dizer algo.

Um esposo amável procura usar palavras saudáveis e falar sem agredir. Gosta de andar de mãos dadas com ela, de abraçá-la e chamá-la por um nome carinhoso. Demonstra amor todos os dias, se esforça para compreendê-la e para mudar a fim de fazê-la mais feliz. Ele sabe elogiar a beleza da esposa e colocá-la no lugar de honra em sua vida."Assim deve o marido amar a sua mulher, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." (Ef 5.28).

Na prática, podemos dizer que uma esposa amável é aquela que trata seu esposo com respeito e doçura. É aquela que não fala mal do esposo na frente dos outros, que procura se interessar pelas coisas do "mundo masculino" e ser compreensiva e companheira. Uma esposa amável não briga por qualquer coisa nem vive reclamando o tempo todo, porque sabe falar com sabedoria e amor e se calar na hora certa. Se sente honrada em pertencer a ele e ser-lhe submissa, mesmo que isto exija um grande esforço. Ela gosta de preparar pequenos mimos para seu marido e se sente feliz em vê-lo feliz."Melhor é morar no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada" (Pv 21.19).

Um ser amável é um ser gentil, bondoso, de agradável convivência, de bom humor. É um ser que se comporta de tal maneira que seu cônjuge olha e sente orgulho e prazer de estar casado com esse ser.
Ser amável é renunciar um pouco do eu para fazer a vontade do outro; é quebrar o orgulho da própria razão para dar lugar ao sentimento pelo outro; é deixar de olhar com os próprios olhos para ver com os olhos do outro.

Diante de tudo isto, vai a pergunta que não quer calar: Você é amável?



Fonte: Ministério Oikos

Nenhum comentário:

Postar um comentário