quinta-feira, 10 de maio de 2012

Valores familiares

Valores familiares

Deus, o pai
Ser pai ou mãe é uma dádiva e uma tarefa complexa. Com freqüência, podemos ficar tão distraídos com esta tarefa (prover alimento, disciplina, abrigo, vestuário e educação) que perdemos nossa relação com a criança em meio a todas as pressões e preocupações. Contudo, a maior necessidade da criança em crescimento, para que se torne um adulto seguro e com autoconfiança, é saber que é amada. O amor é expresso em confiança, cuidado, deleite e liberdade, para que ela se desenvolva como pessoa em relações saudáveis e abertas ao perdão.
Leia Salmos 139:13-16
Deus criou a cada um de nós. Somos únicos.
  • O que podemos aprender com esta passagem sobre como Deus nos vê a cada um de nós?
  • O que esta passagem nos diz sobre Deus como nosso criador?
Leia Gálatas 4:4-7
Deus oferece-nos uma oportunidade para termos uma relação com Ele. Todos nós temos um grande desejo de sermos amados e pertencermos a famílias e comunidades. Se sabemos que somos amados, sabemos que pertencemos. Com esta certeza, podemos crescer e realizar as promessas de Deus para as nossas vidas.
  • O que significa para você pertencer a Deus?
  • Ajudamos os outros a saberem que são queridos e que pertencem?
Leia Mateus 12:18 e Lucas 3:22
Deus não teve medo de expressar o seu amor por seu Filho e por nós como seus filhos. Ele nos pede que façamos o mesmo. Os filhos sabem se o nosso amor é uma obrigação ou uma alegria. O amor com alegria liberta a criança para que seja feliz, criativa e para que descubra quem é.
  • Você tem confiança suficiente no amor de Deus para compartilhá-lo em suas relações com seus filhos e com os outros?
Leia Jeremias 31:3-20
Deus perdoa-nos à medida que cambaleamos e crescemos em maturidade. Seu amor por nós dá-nos a segurança para experimentarmos coisas novas. Podemos estar confiantes de que Ele nunca nos magoará ou abandonará
  • O que significa para mim saber que Deus se deleita em mim?
  • O que me impede de dar esta mesma dádiva aos filhos a quem amo? Como posso mudar com a ajuda de Deus?
Que nos deleitemos em nossos filhos pelo que são e que lhes demos a liberdade para serem eles próprios em Cristo.

Jesus e as crianças
Jesus se preocupava com as crianças e as necessidades delas. Ele gostava da sua companhia e de passar tempo com elas.
Leia Mateus 19:13-15
  • A nossa atitude para com as crianças é a mesma de Cristo – ou dos seus discípulos?
  • Qual é a nossa atitude para com as crianças no nosso trabalho? Nós dedicamos um tempo para ouvi-las, conhecer as suas necessidades e respeitá-las como indivíduos?
Leia Mateus 18:1-4
  • O que Jesus ama em relação às crianças?
  • Por que devemos ser como crianças para entrarmos no reino de Deus?
Em Lucas 2:41-51, nós lemos como Jesus, quando ainda era criança, foi capaz de decidir por si mesmo acerca do que ele queria aprender. Ele tinha muito para contribuir com a discussão também.
Leia Mateus 21:14-16
Nesta passagem, nós aprendemos como Jesus reconheceu que as crianças eram capazes de entender o que estava acontecendo e não temiam falar sobre isso. As crianças podem ver coisas que nós fingimos ignorar, falhamos em aceitar ou sobre as quais estamos muito envergonhados para tomarmos alguma atitude.
  • Você pode pensar em ocasiões em que as crianças podem ser mais eficazes em compartilhar do que os adultos?
Discuta e considere em oração como a sua comunidade pode envolver mais as crianças no desenvolvimento de uma comunidade sadia e unida. Ore pelas crianças que você conhece.

Famílias
O plano de Deus é que a família seja um lugar de refúgio e segurança, permanecendo firme sob pressões. Ela deve ser um lugar onde os seus membros possam atingir maturidade, compartilhando de coisas boas e diversão! Há muitos exemplos disto na Bíblia – no Salmo 128, por exemplo.
  • O que podemos fazer para fortalecer nossas famílias?
  • O que as ajudará a se desenvolverem como Deus planejou?
Leia Deuteronômios 6:4-9
Se colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, outras coisas se encaixarão em seu lugar. Estudar a Bíblia, juntos ou a
sós, é muito importante. É um alicerce para a família.
Leia 1 Coríntios 13 para compreender o tipo de amor que devemos ter em nossas famílias.
  • Nós temos este amor em nossas famílias?
Leia Efésios 5:21-6:4 e, depois, Colossenses 3:18-21 para aprender sobre nossas responsabilidades como membros de família. Quais são estas responsabilidades? Nós realmente as colocamos em prática?
  • Como maridos, estamos amando e não sendo duros para com as nossas esposas? Nós as amamos tanto quanto amamos a nós mesmos?
  • Como esposas, somos “companheiras” de nossos maridos, apoiando-os em seu papel?
  • As crianças são uma bênção de Deus. Nós as vemos desta forma ou pensamos, pelo contrário, nos problemas que elas nos trazem? Nós as incentivamos ou as criticamos sempre?
  • Nós respeitamos e obedecemos aos nossos pais? Ao ficarem idosos, cuidamos deles?
  • Nós olhamos para os problemas da velhice deles em vez da sabedoria que ela traz?
  • Como se compara a sua vida familiar com estas verdades da Bíblia? O que você poderia fazer para melhorar as coisas?
Depois disto, desfrute a sua família! Ela é uma bênção!

A sabedoria dos jovens e dos idosos
Ao envelhecermos, algumas das nossas atividades podem ser interrompidas, mas novas oportunidades de amor e vida também podem surgir. Seja qual for a nossa idade, Deus está e estará sempre ao nosso dispor.
Leia Isaías 46:3-4
Deus lembrou à nação de Israel que Ele estava presente quando sua nação começou e quando cada um deles foi concebido e nasceu. Sejam quais forem os problemas que temos na vida, quem mais, além de Deus, pode nos conduzir desde o nosso nascimento até que nossos cabelos fiquem brancos?
Leia Provérbios 23:22-25
O livro de Provérbios é uma mensagem de um pai para o seu filho. Ele dá conselhos que foram acumulados e testados por pessoas sábias, para que o seu filho possa segui-los. Ele quer que o seu filho cresça temendo a Deus. Talvez você queira ler o livro e comparar estes dizeres com os seus dizeres tradicionais.
  • Nós ouvimos os nossos pais e trazemos-lhes alegria?
Muitas pessoas idosas têm uma grande sabedoria sobre a vida, a fé, a história, ou talvez sobre práticas tradicionais (assim como o uso de plantas medicinais), através da qual todos nó
podemos nos beneficiar. Busque primeiro a sabedoria dos anciãos, enquanto eles a puderem dar.
  • Você ouve as pessoas mais velhas do que você?
Leia Jó 32
Quando Jó sofria muito, os seus três amigos mais velhos ouviram e, então, deram os seus conselhos. Infelizmente, eles não tiveram nenhuma utilidade, porque estavam enganados! Um jovem chamado Eliú acabou se manifestando, com maior compreensão. Às vezes, os jovens conseguem ver as coisas de maneira mais clara. Como o mundo muda tão rapidamente, especialmente nas áreas das ciências, da informática e das comunicações, talvez freqüentemente haja ocasiões em que também precisemos ouvir os jovens.
  • Você ouve as pessoas mais jovens do que você?
  • Quando deveríamos ouvir os conselhos das pessoas mais jovens?
Nós não devemos ter medo de mudanças ao envelhecermos. Nós temos a companhia das pessoas jovens e idosas e, sobretudo, do nosso Senhor para nos ajudar em todas as mudanças que a vida nos traz.

Fonte: TILZ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário