quinta-feira, 31 de maio de 2012

FAMÍLIA NÃO VEM PRONTA, SE CONSTRÓI






FAMÍLIA NÃO VEM PRONTA, SE CONSTRÓI





Por: Pr José Paulo Moura AntunesTodo casal tem o direito de sonhar com uma família saudável, bem sucedida e equilibrada, mas sem um bom casamento o sonho se tornará apenas um sonho.

Para se construir um lar é preciso investir em todas as esferas dos relacionamentos familiares. Entenda que nunca é tarde para se iniciar a edificação do seu casamento e da sua família, até porque esse processo é duradouro e contínuo. Talvez você ache isso muito difícil e nem sabe por onde começar. Se você está tendo dificuldades a esse respeito, vou deixar algumas sugestões muito práticas.

Seja otimista
Foque a sua atenção nas coisas boas que existem na sua família. Evite se concentrar ou supervalorizar as queixas, reclamações e os pontos negativos, pois eles vão fazê-lo se esquecer das muitas virtudes e dos atributos positivos. Lembre-se que nenhuma família é perfeita. A grama do vizinho é tão verde quanto a sua.

Aprenda a dizer "obrigado"
Dentro de uma casa, a gratidão pode parecer uma coisa desnecessária, mas isso significa muito para a pessoa que está ouvindo. Um sincero agradecimento dado mesmo para as tarefas simples e rotineiras, bem como para as lembranças ou presentes recebidos é um incentivo muito eficaz.

Não entre no jogo da retaliação
Muitas pessoas usam a seguinte desculpa: "Por que eu devo perdoá-lo quando ele não me perdoa?". Existe uma lei espiritual chamada de semeadura e colheita. Em Gálatas 6.7, diz: "Pois o que o homem semear, isso também colherá". Se você quiser receber coisas boas, comece a fazer o mesmo.

Arrependa-se dos seus erros
O arrependimento pode ser difícil, principalmente se você foi o causador do problema, mas os erros e pecados acumulados podem se transformar em sementes de ira e destruição. Dedique tempo em oração para pedir perdão a Deus e peça para Ele lhe dar uma nova perspectiva acerca do seu cônjuge ou de outro familiar.

Não seja um ranzinza
De fato, conviver com uma pessoa constantemente chata ou mal humorada, às vezes torna-se quase que inviável. Em Provérbios 21.9, lemos o seguinte: “Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta”. Esse conselho também é válido para as mulheres.

Apóiem-se mutuamente.
Construir uma família também é apoiar uns aos outros. O apoio é uma necessidade humana e não uma fraqueza. A partir do momento que percebemos que fomos feitos para completar um ao outro ao invés de competir, vamos ser mais felizes no lar.

Minha oração e desejo é que você não desista da sua família, pois ela é um presente que Deus lhe deu. Manter uma família dá muito trabalho, mas vale muito mais a pena construí-la no Senhor (Salmos 127.1). Se viesse pronta não valeria tanto investimento.

******
O autor é Pastor de Famílias da Igreja Batista do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.


Fonte: Ministério Oikos

Um comentário:

  1. Gostei muito! Um benção esse texto, nada melhor para encerrarmos o mês da família. Valorize sua família, esse bem tão precioso!

    ResponderExcluir