quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Igreja – Hospital Espiritual






 É importante frequentar uma igreja? 
O que a Bíblia diz sobre isso?




Vamos pensar um pouco sobre a igreja. A gente espera perfeição e santidade, não é? Quando olhamos com um pouquinho de atenção percebemos que os seguidores deCristo e Sua Igreja apresentam tantas falhas como os de fora, nos decepcionamos profundamente. Por que isto acontece? 

A igreja deve ser o melhor lugar do mundo e os crentes as melhores pessoas. Essa é a expectativa, o ideal que esperamos ver na vida dos cristãos. Quando uma moça se casa, o marido espera, e ela também, que esta possa ser a melhor esposa do mundo. Esse é o ideal, mas não a realidade. A expectativa é uma coisa, mas o fato, outro. O mesmo ocorre com a igreja. 

A fim de compreender isto, faz-se necessário compreendermos uma das funções da igreja. 
“Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5:30-32) 

Vemos aqui que uma das tarefas da igreja é tratar os ‘enfermos espirituais’. Isto significa que, se a mesma fosse perfeita, não haveria tal necessidade; Jesus não precisava ter vindo. Podemos compará-la a um “Hospital Espiritual”, no qual há vários tipos de enfermos. 

Todos nós estamos doentes pelo pecado e precisamos de um lugar para esta cura: a igreja. O médico é Cristo e Ele tem o bálsamo reservado para cada um. 

A falta deste conhecimento entre o povo de Deus é um dos grandes motivos que contribuem para a depreciação de Seu caráter entre os não crentes. Criticam a igreja por nesta haver pessoas indignas, que não estão ali para louvar a Deus. Esquecem que é bíblico o fato de haver entre o povo de Deus o joio (cf. Mateus 13:1-30) e assim caem na cilada de apenas enxergar os defeitos das pessoas. Deve-se perguntar a eles qual o jardim mais bonito que já viram. Comente sobre os belos e numerosos tipos de flores. Então, indague a essa pessoa se seria sábio destruir o jardim inteiro ou fazer um julgamento severo dele por causa das ervas daninhas. Certamente a resposta será não. O mesmo se dá em relação à igreja... 

Devemos ver a igreja com outros olhos. Precisamos entender que apesar dos defeitos, ela continua sendo a noiva, a esposa de Cristo (cf. II Coríntios 11:2; Apocalipse21:9, etc). Se ferirmos a noiva, estaremos fazendo o mesmo com o noivo. 

Queremos nos unir a você no preparo para a volta de Jesus. Está aproximando-se o dia de glória. Enquanto o Senhor não chega, sigamos o conselho bíblico: 

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. (Hebreus 10:25) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário