Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1
UM GRANDE DESAFIO PARA UM GRANDE HOMEM
Pensamento: UM GRANDE HOMEM NÃO SE MEDE PELA SUA ESTATURA, E SIM POR SUA CAPACIDADE DE RESOLVER E VENCER GRANDES DESAFIOS.
Gên 12:1-3 Deus chama Abrão e lhe faz promessas
Deus chama a Abrão a ir para uma terra que o Senhor o mostraria, deixando para traz a sua terra a sua parentela e a casa de seu pai.
E o Senhor Deus lhe faz promessas: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Gên 12:5-10 Abrão vai à terra que o Senhor lhe mostrou e havendo fome neste lugar ele desce ao Egito.
Egito lugar onde o povo não conhecia a Deus, não vivia conforme a vontade de Deus, e seus costumes eram maus. E Abrão chegando neste lugar temeu a morte, pois sua esposa era formosa.
Gên 15:4 Deus anima Abrão e lhe promete um filho.
Gên 21:2 A promessa de Deus se cumpre na vida de Abraão, lhe nasce um filho na sua velhice no tempo em que o Senhor determinou.
Gên 21.5 “E era Abraão da idade de cem anos quando lhe nasceu Isaque seu filho.”
Gên 22:2 Oferece o teu filho Isaque a quem amas em holocausto. Abraão está diante de um grande desafio, talvez o maior na sua vida.
UM GRANDE HOMEM NÃO SE MEDE PELA SUA ESTATURA, E SIM POR SUA CAPACIDADE DE RESOLVER E VENCER GRANDES DESAFIOS.
Quais atitudes fizeram de Abraão um homem vencedor?
1) Abraão Abriu mão de sua parentela.
A sua parentela representa segurança. Quando você está vivendo próximo de seus parentes você sente-se seguro. O malfeitor, ladrão pensa duas vezes em atingir a sua família, pois sabe que terá que enfrentar os seus familiares.
Também representa conforto, vivendo em sua casa você tem comodidade, Abraão deixou o conforto da sua casa para morar em tendas. Gên. 12:8
Pois em risco a sua estabilidade financeira, Abraão tinha muitos bens, e ao partir ele levou consigo a sua fazenda que havia adquirido, longe de sua parentela no dia em que não produzisse não tinha parentes para lhe emprestar e nem suprir suas necessidades.
Você sente segurança junto da sua parentela?
Você abriria mão do conforto da sua casa?
Você seria capaz de abrir mão de sua parentela por causa de Jesus?
Abriria mão da sua estabilidade financeira?
Abraão abriu mão de tudo isso e foi vitorioso. O que te prende de ter Abraão como exemplo de fé e obediência a Deus?
2) Abraão Andou por caminhos até então desconhecidos, mas conhecidos por Deus.
O Senhor disse a Abrão vai para a terra que eu te mostrarei, ele confiou plenamente no Senhor. Até então, o caminho que o Senhor mostraria era desconhecido. Abraão passou por necessidades naquelas terras e desce ao Egito.
O Senhor não disse que ele não passaria por necessidades, que se sentiria inseguro e que ficaria longe dos seus amigos, ele disse apenas: vai. E te darei aquela terra e te farei uma grande nação.
Temeu a morte no Egito.
“E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai sua mulher: Ora bem sei que és mulher formosa à vista. E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti guardarão em vida.” Gên 12:11-12
Abraão fraquejou e mentiu para livrar a sua pele. Mas Deus sempre estava com ele. “Deus é contigo em tudo o que fazes” Gên 21:22.
Você iria para um chamado do Senhor?(Exemplo de Pedro)
25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mt. 14. 25-31.
Pedro estava diante de um desafio. Ir até Jesus por um caminho desconhecido. Pedro nunca tinha andado sobre as águas, mas ele confiou no Senhor Jesus e foi. Entretanto ao sentir o vento forte deu lugar a dúvida e ao medo, e começou a afundar, então nessa hora ele clamou ao Senhor em alta voz: Senhor, salva-me!
Jesus pega Pedro pela mão e o tirou do fundo do mar, e disse: homem de pouca fé, por que duvidaste.
Se Deus colocou um desafio na sua vida vá até o fim com fé e obediência como Abraão, mas se algum momento você fraquejou, se o vento forte que está ao teu redor te faz afundar. Clame ao Senhor como fez Pedro: Senhor, salva-me! Jesus lhe estende a mão. Não tenha medo diante dos desafios, mesmo parecendo grande, maior será a sua vitória.
3) Abraão Abriu mão do que tinha de mais valor (Filho) GÊN 22:1
Imagine Abraão fazendo o percurso
Abraão levantou de madrugada albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho. Rachou lenha para o holocausto e foi ao local que Deus lhe dissera.
Três dias de caminhada. No terceiro dia de caminhada, Abraão avistou o lugar e então disse aos seus moços: “- ficai-vos aqui com o jumento, que eu e o meu filho iremos ali, e havendo adorado tornaremos a vós.”
Tamanha é a fé de Abraão que mesmo levando seu filho ao sacrifício, confiava na providencia divina, “havendo adorado tornaremos a vós.”
Abraão subindo a montanha com seu filho, vendo-o na flor da vida; caminhando rumo a morte, e chegando ao topo da montanha, muito grande foi a dor que sentiu no coração quando seu filho pergunta: “- Pai... eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro?”
Abraão responde: “- Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.”
Ao chegar ao local onde Deus dissera, Abraão edificou ali um altar, e pôs a lenha em ordem, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
Ao levantar seus braços com o cutelo na mão para imolar seu filho, no último segundo, o anjo do Senhor bradou desde os céus, e disse: “- ...Abraão... não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhes faça nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho...”
Neste momento o sacrifício foi realizado, ele não precisou imolar seu filho para que fosse feito o sacrifício, mas Deus mandou o cordeiro que detrás dele, travado pelas suas pontas no mato; ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
Quando Abraão coloca seu filho sobre o altar o menino entende que ele seria sacrificado, mas mesmo assim não abre mais a sua boca, e como diz em Isaías:
Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os tosquiadores, ele não abriu a sua boca.
Abraão simbolizava o Pai (Deus) e Isaque o filho (Jesus) que voluntariamente se colocou sobre o altar.
ABRAÃO REALIZOU O SACRIFÍCIO
ABRAÃO SE REVELOU SER UM GRANDE HOMEM
ASSIM COMO DEUS DEU UM FILHO COM CEM ANOS, ABRAÃO ACREDITOU QUE DEUS PODERIA DAR OUTRO COM 110 ANOS.
Abraão viveu 175 anos GÊN.25:7-8
O que você tem de maior valor? Abria mão disso por Jesus?
Parentes, amigos, casa, carro, emprego, filho...
- DEUS PODE FAZER DE VOCÊ UM GRANDE HOMEM
- VOCÊ TEM ENFRENTADO DESAFIOS
- E MUITOS DELES SEM A PARTICIPAÇÃO DE DEUS
- DEUS PODE MUDAR SUA HISTÓRIA COMO FEZ COM ABRAÃO
AT.16:27-31
27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
- O QUE DEUS PEDE PRA VOCÊ, PARA MUDAR SUA HISTÓRIA? É APENAS VOCÊ CRER NELE.
Assim como Deus fez com este carcereiro, pode fazer também na sua vida, não importa o seu problema não importa a sua dificuldade, Deus pode mudar o rumo da sua vida. Entregue a tua vida a JESUS CRISTO.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1:11,12 Deus quer mudar a tua história, como mudou a do carcereiro; tenha fé como Abraão; e se você tiver aceito o desafio e em algum momento sente que o vento forte, te deixou com medo faça como Pedro. Clame ao Senhor, “Salva-me”, e o Senhor Jesus Cristo prontamente tomará você pela mão.
Que Deus te Abençoe.
POR: Claudio Roberto