terça-feira, 14 de junho de 2011

Relacionamentos


Dos relacionamentos podem nascer as maiores emoções da nossa vida: uma amizade verdadeira (mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18.24); um grande amor (As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo. Cânticos 8.7). E o maior dos relacionamentos, o mais verdadeiro e puro, Deus quer manter conosco e somente por meio deste relacionamento poderemos viver todos os outros (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16).
 
Mas há outro lado. Dos relacionamentos resultam também as maiores decepções humanas rupturas na alma, barreiras que se tornam intransponíveis, frustrações amorosas, amizades canceladas, casamentos desfeitos, solidão, depressão, rancor, ódio, egocentrismo. (Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Gálatas 5.15)


Somos diferentes e aceitar isso é o primeiro passo para um relacionamento saudável. Não posso querer que os outros reajam da mesma forma que eu nem tampouco que assumam as mesmas posições por mim defendidas, Deus fez cada um de nós como um membro da grande Igreja de Cristo, desempenhamos papéis diferentes, porém, para a manutenção de todos. (Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus. Romanos 15.7)

Desabafe com Deus, fale sobre suas frustrações e decepções em relação ao outro. Entenda que ninguém irá se revelar exatamente segundo suas expectativas, as pessoas falharão com você, mas não é o fim, resgate seus relacionamentos. Peça para Deus restabelecer os vínculos quebrados e juntar os lados perdidos, faça também sua parte, perdoe. (Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. Salmos 62.8)

Não desanime provavelmente você terá a chance de abandonar um amigo por que ele tem problemas demais, ou de desistir de ajudar uma pessoa por que ela nunca fez nada por você, mas lembre-se que ao desanimar ou desistir das pessoas você estará abrindo mão de mais um soldado na grande batalha que nos espera, insista mais um pouco. (O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Coríntios 13.7)

Enfrente os problemas nos relacionamentos, sejam eles quais forem não os enterre, peça a direção de Deus e submeta-se a Ele, certamente não existe ninguém melhor do que o Criador para cuidar da sua criação.

Aja com amor, paciência, humildade, deixe as diferenças de lado, alimente sua alma com bons sentimentos, perdoe. Seja perfeito em nós o amor, aquele amor de quem nos amou primeiro, Deus.  (Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. I João 4.11)

Frutifiquemos também em nossos relacionamentos!



Um comentário:

  1. O grande desafio está em amar o outro apesar dos pesares. "A vida é curta e passa muito rápido só temos uma chance para viver", então aproveite e fortifique os laços já estabelecidos e peça a Deus que restaure todos que foram rompidos.

    Que a paz de Deus permaneça em nós para sempre!

    ResponderExcluir