sábado, 2 de julho de 2011

O Caminho da Cura


Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Salmos 42. 11
Buscar a cura para as feridas físicas do nosso corpo pode ser um processo doloroso, porém palpável, mas a cura para as feridas da alma pode ser dolorosa e angustiante, a depressão espiritual exige um processo de intimidade com Deus mais profundo, e exatamente por isso esse caminho é difícil de ser encontrado, afinal, estar em sintonia com a vontade de Deus quando as coisas vão bem é fácil, mas como acreditar nos propósitos de Deus quando todas as coisas dão erradas, e sua alma desfalece?
Em Gálatas 5. 22, Paulo nos ensina que a alegria faz parte do fruto do espírito, mas como sair de um estado de tristeza espiritual para alegria? Nesse caso precisamos em primeiro lugar pensar como o salmista, pois mesmo diante de sua tristeza ele espera de Deus o auxílio. Depois disto precisamos saber de onde surgiu essa tristeza, esse abatimento espiritual, a maioria das vezes a causa é bem simples, como vemos em Salmos 32.3: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.”
Quando descobrimos a razão da nossa tristeza espiritual é mais fácil de descobrirmos o caminho da cura, pois como tratar de algo que não conhecemos? Não aceite a autopiedade, não perca o alvo de vista, volte-se para Deus, certamente não é olhando para sua tristeza interior, nem revirando o passado ou pensando nos problemas que você vai conseguir restabelecer a alegria e o ânimo.
Dessa forma o salmista nos ensina que somente em Deus podemos esperar o auxílio para nossa tristeza e depressão espiritual, pois se olharmos para nós mesmo ficaremos decepcionados, se esperarmos o conforto dos homens ficaremos decepcionados e se permitirmos que a dureza das palavras dos nossos inimigos nos atinjam, ficaremos esmigalhados, como ele fala no versículo 10 do mesmo capítulo: “Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam dizendo: O teu Deus, onde está?”
Deus é o caminho para a cura da sua vida.

Nathália Fonsêca

Nenhum comentário:

Postar um comentário