quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Líder que Deus capacita





Texto base: Êxodo 32 (foco v.31,32)
1.    Introdução:
O povo de Israel estava no deserto, a caminho da Terra Prometida. Era guiado por Moisés – seu líder. Este estava há vários dias no monte e o povo, percebendo que já se passara muito tempo, acreditava que Deus os havia abandonado e que Moisés estava morto. Convenceram, então, Arão a construir um ídolo, o qual, a partir dali, seria o seu deus. Fizeram para si um bezerro de ouro e começaram a cultuá-lo e a dizer que tal ídolo os havia libertado da escravidão no Egito. Tal atitude acendeu a ira de Deus que chegou a rejeitar o povo (v.7).
2.    Antes da capacitação:
Se voltarmos um pouco na história e estudarmos o chamado de Moisés, veremos que ele não se achava capacitado a liderar um povo, tanto é que ele deu várias desculpas a Deus para não ser aquele que conduziria o povo à Terra Prometida. Antes de passar pelo curso de liderança, Moisés assim como outros líderes bíblicos, apresentava algumas características como:
Medo (Ex 3.6b); Incapacidade de liderar (Ex 3.11); Incredulidade (Ex. 4.1); Dificuldade de expressão (Ex 4.10); Teimosia (Ex 4.17).
O interessante é que Moisés usou desculpas como “não sei falar” ou “tenho medo”, mas não se dava conta que estava questionando Deus sem medo do que lhe poderia acontecer. Que contradição em suas palavras. Sabia falar sem medo à maior autoridade do universo que não sabia falar e que tinha medo de questionar a vontade de uma autoridade.
3.    Após a capacitação:
O versículo central desta reflexão mostra que Moisés, mesmo sabendo que o povo merecia o castigo, rogou a Deus que não os destruísse por completo e chegou a oferecer sua própria salvação em favor do povo (v.32).
A que ponto chegou a transformação divina na vida deste homem! Não há como não ficar maravilhado com isso! Moisés, o medroso, incrédulo, teimoso e incapaz oferece sua salvação em troca do perdão do pecado do povo de Israel! Que amor pela obra!
Uma das características mais marcantes em um líder capacitado por Deus é o amor à sua missão. Seja ela libertar um povo da escravidão (Moisés), governar uma nação (Davi) ou levar a palavra de Deus aos gentios (Paulo).
4.    Os pré requisitos do bom líder
O líder que Deus escolhe e capacita é alguém humilde; aparentemente fraco; sem prestígio, status ou outra coisa que desperte a atenção; dificilmente é eloquente; e nunca é o centro das atenções. Porém, por reunir estas e outras características semelhantes, é escolhido para ser instrumento de grande valor nas mãos do SENHOR, que o exalta e o coloca como líder sobre seu povo. A partir de então começa o melhor curso de capacitação de líderes que tem como professor o próprio Deus. Este toma em suas mãos todas as características desprezíveis do escolhido e as transforma em habilidades espantosas tornando-o um líder exemplar.
“Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.
Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.
Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes,
Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são,
Para que ninguém se vanglorie diante dele” (I Coríntios 1.26-29)
Entretanto, não é qualquer um que se torna líder na obra de Deus por que seus parâmetros são muito altos e são muito diferentes dos nossos. Para ser escolhido é necessário:
Andar com Deus (Gênesis 5.24); Integridade e justiça (Gênesis 6.9); Obediência (Gênesis 12.1-9); Compaixão (Êxodo 2.11,12); Força e coragem (Josué 1.6); Pureza (Juízes 13.14); Ousadia (I Samuel 17.26); Humildade (Mateus 23.12); Fé (Hebreus 11.6)
5.    Conclusão
Como ficou claro nas passagens bíblicas, Deus não escolhe qualquer um. Então, resta a cada um de nós andar segundo a vontade de Deus, colocar-nos como verdadeiros servos, totalmente submissos à vontade dele e completamente prontos a obedecer ao seu chamado, não importa onde seja, tendo fé inabalável não esquecendo-nos de trabalhar pois a fé sem obras é vã.
Por fim, quero deixar uma frase, de autor desconhecido, que muito tem a ver com nossa reflexão:
“Deus não escolhe capacitados. Ele capacita escolhidos.”
Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja com você!

 Por: Daniel Camelo





Nenhum comentário:

Postar um comentário